Teoria da conspiração: O que não te contaram sobre o recurso de reconhecimento facial e de voz

Olá! Todos sabemos que os smartphones são aparelhos incríveis, capazes de reconhecer nossa fala, nossos rostos e até digitais. O que não te contaram foi qual é o risco para sua privacidade no meio disto tudo.

Para compreender como estes recursos podem afetar sua privacidade é preciso compreender como eles funcionam:

  • Reconhecimento de digitais: Você cadastra suas digitais através de toques de variadas posições dos dedos no sensor do aparelho e ele os armazena. Depois de configurado, cada vez que você tocar no sensor o sistema compara a digital coletada com a digital configurada. Se ambas forem iguais o acesso está liberado.
  • Reconhecimento de fala (ou voz): Basta dizer OK Google! em aparelhos Android, E aí Siri! em aparelhos iOS ou Ei Cortana! em aparelhos Windows. O sistema de reconhecimento de fala é imediatamente aberto e você pode solicitar que seu aparelho faça coisas como contar uma piada enviar uma mensagem de texto.
  • Reconhecimento facial: Utilizando a câmera frontal do aparelho, basta apontá-la para seu rosto como quem fosse fazer uma selfie e pronto! O sistema vai reconhecer seu rosto e desbloquear a tela.

Já descobriu porque estes recursos podem invadir sua privacidade? Não? Então vou te contar um segredo:

Para que seu aparelho ative-se ao você dizer OK, E aí ou Ei ele precisa estar te ouvindo o tempo todo. Para seu aparelho reconhecer seu rosto quando você aponta a câmera para seu rosto, ele tem de estar vendo o tempo todo e para seu aparelho desbloquear por digitais, suas digitais estão armazenadas em algum lugar.

Resumindo: Tudo o que você fala perto do seu aparelho é “ouvido” e “visto” por ele.

Mas fique tranquilo! Segundo os fabricantes o que você diz ou para onde você aponta o aparelho não fica gravado ou é transmitido para lugar algum. Exceto se alguém mal intencionado decidir fazer um vírus ou um app que explora este recurso.

Conclusão

Sempre é bom pensar duas vezes quando facilidades nos são vendidas. Vulnerabilidades de sistemas operacionais são exploradas diariamente e como os smartphones já fazem parte de nosso corpo nossa rotina fique atento e principalmente evite utilizar o celular em lugares ou em condições que possam lhe comprometer.