Desenvolvimento de aplicativos mobile

 

 

 

 

 

Olá! Esta publicação é para você que deseja criar uma empresa digital e quer entender um pouco sobre como é feito o desenvolvimento de aplicativos mobile.

De maneira breve, gostaria de explicar quais são as fases do desenvolvimento de aplicativos mobile. Algumas etapas são similares à construção civil:

  • Arquitetura: É a etapa da definição dos componentes, tecnologias, linguagens de programação, banco de dados, serviços e integrações com outros sistemas. Esta é a definição inicial para o  desenvolvimento de aplicativos mobile, desktop ou web.
    Empresas de desenvolvimento de aplicativos mobile devem sempre apresentar este profissional no início dos projetos.
  • Engenharia: É a especificação dos detalhes do aplicativo. Em termos leigos é o equivalente à planta baixa do aplicativo onde definições do fluxo de informações, protótipo das interface (telas) e a experiência do usuário são definidos. Após a aprovação destas especificações é na engenharia que o desenvolvimento de aplicativo é realizado. Este trabalho é realizado por pelo menos dois destes profissionais: Analista de Negócios, Analista de Requisitos, Analista de Sistemas (FrontEnd e BackEnd) e DBA.
  • Testes de Qualidade: É uma das etapas ainda da engenharia, responsável por garantir que tudo aquilo que foi especificado está funcional e à prova de falhas. O Analista de Qualidade é o responsável pela entrega nesta fase.
  • Homologação: É uma etapa onde o ambiente é configurado para simular situações reais. Diferente dos testes, a homologação valida as regras do negócio (exemplo: Se ao fazer o pedido de um motorista e vê-lo chegar no mapa, ele esteja realmente presente). Para os profissionais de TI, é nesta área que o ambiente de testes é totalmente configurado. Aqui, estão envolvidos todos os profissionais da etapa anterior e o cliente.
  • Produção: Etapa mais esperada pelo cliente. É nesta fase que o ambiente onde os usuários serão capazes de interagir com o sistema, ou seja, propriamente utilizá-lo. Quem prepara este ambiente normalmente é um gerente de configuração. Eventualmente, se o arquiteto tiver habilidades consolidadas em TI, ele também poderá realizar esta etapa.
  • Publicação: Embora muitos não considerem a publicação dos aplicativos como uma fase do desenvolvimento ela é o ponto chave de tudo. A publicação nas Lojas de Aplicativo podem demorar entre 1 a 15 dias, dependendo das definições e políticas de cada uma delas. Nesta etapa pode haver o envolvimento inclusive de agências de design e publicidade para geração de conteúdo que ficará disponível na Loja.

Conclusão:
Conseguiu perceber a quantidade de profissionais e/ou habilidades envolvidas no processo de desenvolvimento de aplicativos mobile? São muitos profissionais e cada habilidade requer muito tempo de estudo e principalmente de experiência. Obrigado por ficar até o final. Se você está procurando uma empresa para ser sua parceira no desenvolvimento de aplicativos mobile, clique aqui.