Marketing Integrado: inStore + (e+m+s)commerce = Omnichannel

Omni Channel

Olá! Eis que você se depara com um conjunto de palavras em inglês no título do artigo e veio até esta página para descobrir o que é. Antes de mais nada, obrigado pelo pageview e acima de tudo, obrigado por se interessar pelo tema. O post é um pouco maior que a média mas vale a pena ler.

Na era da informação ( e não “digital” como muitos especialistas por aí dizem =0| ) as ações de marketing tem ganhado cada vez mais relevância nas organizações. Porém, nem todos os empresários estão preparados para esta mudança, isto quer dizer que os desafios do marketing são ainda mais diversos.

Antes de começar a falar sobre o tema, gostaria de registrar uma ou duas frases sobre história. Imagine que há não muito tempo atrás o desafio era  e-commerce: – Vender pela internet tinha virado uma febre em meados da década de 90 nos países de primeiro mundo (no Brasil, isto apareceu mais pro final). Logo depois veio a internet 2.0 colocando o usuário no centro deste universo e para finalizar (pelo menos por enquanto) a “internet móvel”  trazendo consigo a criação de  diversos canais de comunicação com os consumidores finais. Quais canais são estes? (não desista de ler agora)

Então até agora temos (digo isto porque em um curto período de tempo poderemos ter mais):

InStore – Vendas que ocorrem dentro da própria empresa

e-Commerce  – Vendas que ocorrem pela página de comércio eletrônico da empresa

m-Commerce – Vendas que ocorrem dentro dos smartphones dos clientes – as primeiras vendas eram exclusivamente de conteúdo digital (ringtones, papéis de parede) e foi expandida para bens de consumo. Este movimento começa a ser realidade no Brasil.

s-Commerce – Vendas que ocorrem dentro de páginas de redes sociais ou sites especializados em compras coletivas, cashback, clubes de desconto e comparadores de preço (qualquercoisaUrbano.com e mais: Facebook: f-commerce e Twitter: t-commerce)

O desafio empresarial e do marketing é: Como unificar todos os dados estatísticos, integrar as informações de tão variados meios além de converter as campanhas à cada um destes meios? (continue lendo, vai ser legal)

A resposta está no OmniChannel

O Omnichannel é uma evolução do “antigo” conceito do varejo denominado “multi-channel”. Esta é a nova tendência do mercado de varejo. O consumidor final não percebe mais a diferença do Online/Real. Ele pode ver o produto em um meio digital e comprar na loja física e vice-versa. A experiência do consumidor ocorre através de diversos canais disponíveis de compras, ou seja, dispositivos móveis pela Internet, televisão, rádio, mala direta, catálogos entre outros.

Observe que algumas empresas do varejo estão atendendo à essa nova demanda dos clientes através da implementação de softwares e mudando sua estratégia de comunicação.

Um consumidor omni-channel usa todos os canais simultaneamente, e as empresas que utilizarem uma abordagem omni-channel irão acompanhar os clientes em todos os canais, e não apenas um ou dois.

Mas porque devo me adequar? Simples, o volume de compras de um consumidor deste perfil pode ser até 35% maior do que consumidores “multi-channel”.

Essa mudança no cenário e no comportamento das pessoas resulta em um consumidor mais experiente, desta forma, todos os colaboradores da empresa precisam estar melhor informados sobre os produtos e processos produtivos, além disto requer soluções baseadas em software que sejam capazes de processar todas as informações e integrá-las.

Se esta é a tendência mundial é certo que teremos movimentos desta natureza (e já temos) importantes em terras tupiniquins. Portanto os varejistas brasileiros devem preparar seus investimentos de tempo e dinheiro para estarem presentes em todos estes canais, tornando a experiência com o consumidor a melhor possível, convertendo isso em vendas e por sua vez, as agências de publicidade, propaganda e marketing devem começar a procurar parceiros na área de software para oferecer tais soluções aos seus clientes. (agora está quase acabando)

Conclusão

Para este cenário não existe receita de bolo ou solução de prateleira. Sendo você empresário da área do varejo ou marketing na era da informação um parceiro de grande relevância deve ser uma experiente empresa de software que seja capaz de transformar seus desafios em soluções. O que acha de começar a desenvolver esta parceria desde já? Clique aqui e deixe um recado pra gente. Adoramos conhecer novas pessoas, suas histórias e principalmente ajudá-las a superar desafios.