Internet das Coisas – Mas o que afinal é isso?

Internet das Coisas

Olá! Neste artigo trago a você um termo que tem sido bastante utilizado: Internet das Coisas.

Mas que diabos o que afinal significa Internet das Coisas? 

Em termos mais leigos, IOT (acrônimo de Internet Of Things – ou internet das coisas) é a capacidade de dispositivos e objetos utilizarem a internet para conectarem-se entre si. E neste sentido, ainda temos um longo caminho à percorrer: Desenvolvimento de nanotecnologia, sensores sem-fio dentre outros. Porém, esta moda já pegou em relógios, carros e até etiquetas de produtos (RFID).

E o que isto tem haver com você?

Basicamente tudo. O futuro da tecnologia seguirá por este caminho. Acordar pela manhã e a TV já estar programada nos canais de notícias que você mais gosta, acendimento das lâmpadas da casa baseado na proximidade do GPS do seu celular, abrir portas à distância, fazer café no horário certo e até sua geladeira fazendo compras automaticamente baseado naquilo que foi tirado de dentro dela.

Conclusão

Computadores vestíveis (como relógios), eletrodomésticos, carros, redes de transmissão e até drones já começam a usar o conceito IOT. As possibilidades desta tecnologia são infinitas e afetarão como o homem interage com o ambiente e os objetos contidos nele. E você? Está preparado para viver em um mundo mais parecido com aquele saído das telas de cinema? Comente nas redes sociais com a hashtag (#jrmIOT)