Software – Comprar pronto ou desenvolver?

Comprar pronto ou Desenvolver

Olá! Desta vez trago um assunto bastante recorrente no mundo dos negócios. Em nossa consultoria, nossos clientes sempre nos questionam qual o melhor caminho a ser seguido: Adquirir um software de mercado ou partir para o desenvolvimento de uma solução utilizando uma fábrica?

Quase sempre não há uma resposta correta. Mas pretendo aqui em poucas linhas explicar um pouco de como pode ser feito a avaliação para tomada desta decisão.

Nas consultorias prestadas pela Jr Mendonça IT Strategy and Mentoring utilizamos basicamente duas vertentes para respondermos aos nossos mais variados clientes sobre esta questão.

Metodologia 1) Avaliação do Risco do Negócio

– Todas as empresas são apoiadas sob os pilares: Pessoas, processos e tecnologia (você pode saber um pouco mais sobre este assunto clicando aqui). Então, significa que o pilar tecnologia deve ser observado sob a perspectiva estratégica. Uma decisão errada na escolha da solução baseada em tecnologia pode verdadeiramente encobrir informações valiosas sobre o seu negócio. Sempre levamos nossos clientes a refletir que se a solução de software requer atualizações constantes (como sistemas de gestão fiscal/tributária) é melhor deixar o assunto para os especialistas (salvo se este for o negócio principal do cliente). Porém é saudável na maioria dos casos que processos operacionais que envolvam o negócio principal da empresa seja desenvolvido através de fabricação. Também é claro que existem outros fatores a serem observados: Porte da Empresa, Momento Empresarial, Perfil dos Sócios e Executivos.

– Porque desenvolver? Esta é uma resposta simples: Os processos que tornam sua empresa única, não encontrarão solução pronta no mercado. Cada negócio, mesmo que correlato possui especificidades exclusivas daquele “CNPJ”. Portanto pode ser interessante avaliar a possibilidade de contratar uma fábrica de software para desenvolver a solução com a cara da sua empresa.

Metodologia 2) Avaliação do Custo Total de Aquisição

– Este é o método mais difundido. Basta avaliar o custo total de aquisição das duas soluções e fazer a comparação. O melhor retorno sobre o investimento vence. Até já postamos aqui no blog sobre Custo Total de Aquisição, sugiro dar uma lida.

– Note que existem diversos fatores para a composição do TCO e que se deixado apenas um deles de fora os resultados podem ser muito diferentes. Sugerimos que este tipo de avaliação seja realizado por um especialista na área de finanças e tecnologia.

Ainda na dúvida? Preencha o formulário abaixo que faremos contato. Além desta avaliação, nossa divisão de consultoria em Tecnologia como Estratégia está pronta para ajudá-lo neste assunto e ainda fornecerá dicas de como obter financiamento e subsídios para inovação de seu negócio.

[contact-form-7 id=”279″ title=”FormulárioDuvidaPadrao”]

Um grande abraço e até a próxima!