Contrato de escopo variável pode ser a solução para seu projeto de software

ArquitetoSoftware

Olá! Mais um assunto intrigante no universo de engenharia de software. Trata-se de contratos com escopo variável para projetos de desenvolvimento!

Os contratos com escopo variável são celebrados por clientes que já possuem experiência de contratar serviços de desenvolvimento de software. Mas porque?

A resposta é bastante simples: Um contrato de escopo variável permite o cliente proceder alterações nos requisitos do projeto durante sua execução. Já no sentido contrário o contrato com orçamento fechado não concede ao cliente flexibilidade no projeto. E caso estas alterações sejam necessárias, existe apenas um outro fator que pode sofrer variações: A qualidade!

Então porque os clientes ainda insistem em realizar contratos com valor fechado? A resposta também é simples: Eles preferem saber quanto vão pagar pela execução de um serviço. A grande questão neste formato é que na maior parte das vezes o próprio usuário e cliente não sabe exatamente o que deseja e os requisitos são vagos. É como construir uma casa sem saber qual tipo de acabamento, quantos quartos, qual a área construída, quantos carros vão ser estacionados na garagem e etc.

Existe luz no final do túnel: Nossos clientes quando desejam contratar projetos maiores no formato de preço fechado recebem antes proposta final, uma proposta de levantamento dos requisitos com valor correspondente à uma fração de um projeto baseado em estimativa. Com isto garantimos que as estimativas sejam mais assertivas e o projeto transcorra sem sustos. Outra questão também importante com relação à custo estimado é a experiência do arquiteto que realiza esta estimativa. Ao realizar cotações com um fornecedor de desenvolvimento questione sobre a experiência do arquiteto. O know how do arquiteto da empresa desenvolvedora pode ser o fator que o conectará ou não à solução desejada.

Quer saber um pouco mais sobre seu projeto de software? Escreve pra gente:

Nome

E-mail para contato (obrigatório)

Telefone (obrigatório)

Tem necessidade de desenvolver um projeto de software?
SimNão

Título do projeto (ou nome da empresa)

Breve descrição (do projeto, da empresa ou sua dúvida)