Contrato de escopo variável pode ser a solução para seu projeto de software

ArquitetoSoftware

Olá! Mais um assunto intrigante no universo de engenharia de software. Trata-se de contratos com escopo variável para projetos de desenvolvimento!

Os contratos com escopo variável são celebrados por clientes que já possuem experiência de contratar serviços de desenvolvimento de software. Mas porque?

A resposta é bastante simples: Um contrato de escopo variável permite o cliente proceder alterações nos requisitos do projeto durante sua execução. Já no sentido contrário o contrato com orçamento fechado não concede ao cliente flexibilidade no projeto. E caso estas alterações sejam necessárias, existe apenas um outro fator que pode sofrer variações: A qualidade!

Então porque os clientes ainda insistem em realizar contratos com valor fechado? A resposta também é simples: Eles preferem saber quanto vão pagar pela execução de um serviço. A grande questão neste formato é que na maior parte das vezes o próprio usuário e cliente não sabe exatamente o que deseja e os requisitos são vagos. É como construir uma casa sem saber qual tipo de acabamento, quantos quartos, qual a área construída, quantos carros vão ser estacionados na garagem e etc.

Existe luz no final do túnel: Nossos clientes quando desejam contratar projetos maiores no formato de preço fechado recebem antes proposta final, uma proposta de levantamento dos requisitos com valor correspondente à uma fração de um projeto baseado em estimativa. Com isto garantimos que as estimativas sejam mais assertivas e o projeto transcorra sem sustos. Outra questão também importante com relação à custo estimado é a experiência do arquiteto que realiza esta estimativa. Ao realizar cotações com um fornecedor de desenvolvimento questione sobre a experiência do arquiteto. O know how do arquiteto da empresa desenvolvedora pode ser o fator que o conectará ou não à solução desejada.

Quer saber um pouco mais sobre seu projeto de software? Escreve pra gente:

[contact-form-7 id=”273″ title=”ContatoPadrao”]