Como funciona o Pokemon Go ?

Pokemon Go

Olá! Nos últimos dias, o Brasil recebeu a liberação do aplicativo que virou febre mundial. Milhões de usuários estão nas ruas à caça de bichinhos virtuais com realidade aumentada.

Muitos usuários (amigos principalmente) me perguntaram como é que o celular sabe que existe um Pokemon em determinado local. Bem, este artigo é para explicar como funciona o Pokemon Go por detrás da telinha que atraiu milhares de fãs. Vamos lá?

Realidade Aumentada – Antes de tudo é importante saber o que é realidade aumentada. Realidade aumentada nada mais é do que a integração entre mundos virtual e real. É o que acontece quando ao apontar a câmera para o jardim da sua casa um Pokemon aparecer na tela. O jogo simplesmente adiciona à imagem capturada o desenho do bichinho. Pronto! Já aumentou a realidade e lá está o Pikachu na bem na sua frente!

Charmander

Localização de Pokemon – Esta é a parte mais interessante do jogo em termos de tecnologia. Ao abrir o jogo e apontar a câmera para algum lugar, seu celular sabe exatamente onde você está (coordenadas de GPS) informa ao servidor do Pokemon onde você está. O servidor então devolve para seu dispositivo a localização de todos os Pokemons naquela região em um raio aproximado de 400 metros. O celular temporariamente armazena todas as localidades enviadas pelo servidor (cada uma será um Pokemon) e à medida que o usuário caçador de Pokemon aponta a câmera, através dos acelerômetros (sensores de movimento internos) e da bússola, o jogo saberá se deve mostrar um Pokemon na sua tela ou não.

Daí pra frente é se divertir na caçada! Mas cuidado! Lembre-se de manter um olho na tela e outro no mundo e assim sua caçada será divertida e segura!