Como comprar um iPhone 6 nos Estados Unidos

Atenção, este artigo foi extraído do site Blog do iPhone – a íntegra pode ser lida clicando aqui

iPhone no exterior

Olá! Hoje resolvi trazer um artigo diferente (que não seja de nossa autoria também). Trata-se de um post do site Blog do iPhone dando dicas de como comprar um iPhone 6 nos Estados Unidos que seja compatível com a nossa rede dentre outras coisas. Para quem (ainda) não conhece, vale a pena dar uma acompanhada no site deles. Tem muitas coisas interessantes para quem possui um aparelho Apple.

Seguem as dicas:

Aparelhos desbloqueados

A primeira regra para quem procura comprar o iPhone nos Estados Unidos é procurar sempre os modelos desbloqueados (unlocked). Nestes, você obrigatoriamente pagará o preço cheio (full price), que lá custa a partir de US$649 (+ taxas locais). Esqueça aqueles preços que aparecem no Facebook, de US$199, pois estes são apenas para residentes do país, com contrato de 2 anos de fidelidade.

Evite comprar o aparelho em lojas da operadora, pois mesmo pagando o preço cheio, eles podem vir bloqueados. Prefira sempre comprar em alguma Apple Store, onde todos os que são vendidos por preço cheio são desbloqueados de fábrica.

É possível que na loja da Apple o vendedor lhe afirme que aquele aparelho não funcione fora dos Estados Unidos. Dependendo da cidade onde você está, os funcionários são instruídos a dizer isso para tentar evitar que os estrangeiros acabem com os estoques antes do povo local garantir o seu. Mas a verdade é que, se você comprar qualquer modelo da T-Mobile, AT&T e Verizon com preço cheio, todos funcionarão perfeitamente no Brasil.

Não aconselhamos a compra do modelo da operadora Sprint, pelo motivo que explicaremos mais abaixo.

Rede 4G brasileira

A boa notícia deste ano é que todos os modelos vendidos do iPhone 6, não importa o país que você comprar, serão compatíveis com a frequência de 2.600MHz usada pela rede 4G no Brasil, além daquela de 700MHz que ficará disponível em breve. Portanto, você conseguirá usar a rede 4G no seu iPhone 6, seja ele qual for (desde que seu plano com a operadora disponibilize a rede).

iPhone 6

Garantia no Brasil

Apesar de, na teoria, a garantia do iPhone ser internacional, no Brasil a história não é bem assim. Como a Apple manda apenas um modelo para a Anatel, a empresa só cobre a garantia dos modelos homologados pela agência nacional. No ano passado, o único modelo compatível com o 4G brasileiro era o europeu e foi este que a Apple mandou homologar por aqui. Com isso, quem tinha aparelhos de outro modelo, não conseguiu assistência no país. Alguns usuários até foram para a justiça e ganharam, mas a maioria precisou levar seu aparelho para outro país para que ele fosse coberto pela garantia.

Para evitar este tipo de dor de cabeça, procure sempre comprar o mesmo modelo que foi homologado no Brasil. No momento que escrevemos este artigo, a Anatel ainda não homologou o iPhone 6 e por isso não sabemos qual o modelo será aprovado.

Mas historicamente, a Apple sempre opta pelo mesmo modelo da AT&T nos EUA (menos no ano passado, por causa da compatibilidade com o 4G). Se pudermos nos basear no passado, é muito provável que a Apple mande para análise os modelos A1549 (iPhone 6) e A1522 (iPhone 6 Plus).

A boa notícia (mais uma) é que este ano três operadoras americanas usam este mesmo modelo: AT&TVerizon e T-Mobile. Portanto, qualquer uma das três que você escolher será do mesmo modelo (provavelmente) homologado pela Anatel.

A operadora Sprint não usa este modelo e sim o europeu (A1586 e A1524), então não aconselhamos investir em um aparelho Sprint, para não ter problemas com a garantia no país. Claro que se as “regras” mudarem e a Anatel acabar aprovando este modelo, alteraremos este artigo.

Onde comprar um iPhone 6 sem viajar?

Se você não quer viajar e não conhece ninguém que esteja de viagem, mas quer ter já o novo iPhone, aconselhamos procurar por vendedores confiáveis pela internet. O preço não será tão baixo quando comprar diretamente, mas você pode garantir o aparelho bem antes de chegar no Brasil, por um preço equivalente ao que ele custará. Mas tome sempre cuidado onde e com quem comprar.