Alguém cuida da sua TI? E da SI? Entenda porque é tão importante cuidar dos dois.

TI vs SI

Olá! O artigo de hoje tratará de um assunto que poucos conhecem: A diferença entre TI e SI. Muitas vezes, estas áreas tão intimamente ligadas acabam sendo confundidas, misturadas ou até mesmo suprimidas na maior parte das empresas de pequeno e médio porte. Vou explicar o que cada uma das áreas faz, suas responsabilidades e porque na maior parte das vezes os profissionais que trabalham nelas possuem perfis completamente diferentes.

Entendendo o que é TI

A sigla TI vem de tecnologia da informação – setor da empresa responsável pela aquisição e manutenção de servidores, computadores, redes, permissões de usuário, conexões internas e externas. É para o pessoal de TI que você deve chegar num churrasco e perguntar: “Cara, você trabalha com TI não é? Então, meu computador pegou vírus…”. Brincadeiras à parte, este profissional possui ampla experiência com hardware, sistemas operacionais, arquitetura de redes e principalmente segurança. Normalmente os bons profissionais desta área possuem certificações tipo ITIL, CISCO, CISSP, MITP e mais uma centena de outras siglas estranhas. Em resumo, este profissional é o responsável para que sua rede, seus computadores e suas informações fiquem sempre acessíveis. E se uma catástrofe acontecer, fique tranquilo! É ele o guardião dos backups! Em pouco tempo ele deve ser capaz de voltar tudo como estava antes.

 

Entendendo o que é SI

Já a sigla SI, vem de sistemas de informação – departamento responsável por adequar os sistemas da empresa aos seus processos de negócio. Os profissionais destas áreas possuem grande expertise em processos de controladoria, logística, produção, tributos, recursos humanos e contabilidade. Além destas habilidades, possuem profundo conhecimento sobre tecnologia e normalmente são certificados pelo fabricante do sistema implantado na sua empresa, como é o caso de profissionais SAP, IBM, Oracle e etc. Então este profissional quando contratado, alinhará seus negócios aos sistemas a serem utilizados, auxiliará no processo de aquisição de novos sistemas e o orientará em contratação de profissionais para as diversas áreas da sua empresa.

 

Desfazendo a confusão

Quando seus questionamentos permearem por processos, sistemas e pessoas, consulte um profissional de SI. É isso que as grandes empresas fazem há muito: Mantêm uma licença do sistema com o fabricante e contratam uma empresa especialista em tecnologia aplicada à negócios para manter os sistemas e os processos alinhados ao modelo de negócios da empresa. Devolvendo a brincadeira, é para este profissional que você deve chegar no churrasco e perguntar: “Cara, minha empresa está precisando de um sisteminha que controla estoque…”

Por outra via, quando você estiver na dúvida de qual rede implantar, servidores comprar, onde vai hospedar seu site, qual usuário tem permissão de ver qual arquivo, quem pode acessar internet ou não, onde estão seus backups, consulte um profissional de TI. Eles são as pessoas certas para responder a quantas andam os equipamentos da empresa, quem tem acessado sites maliciosos, quais foram as últimas medidas contra falhas de segurança, últimos vírus que infectaram seus computadores.

Quanto custam estes profissionais

Tanto no Brasil quanto no mundo, profissionais de ambas as áreas são cotados à peso de ouro. Em grandes empresas, os investimentos em tecnologia (envolvendo TI e SI) são milionários. Para se ter uma breve noção, estima-se que este ano os investimentos superem 71 bilhões de reais. E ainda complementando, cerca de 7,5% da receita bruta das empresas são destinadas à tecnologia (Nos EUA 12% e Europa 15%) segundo as pesquisas recentes da FGV.

Não consigo manter investimento em dois profissionais tão distintos, o que devo fazer?

Foi questionado desta forma por um cliente de consultoria. A resposta foi certa: Em plano século XXI, onde o setor de serviços já supera a indústria no indicador do PIB, terceirize. A terceirização destes profissionais além de ser uma ótima opção econômica tem um valor de longo prazo inestimável. Se estes profissionais passam pouco tempo na sua empresa, significa que estão visitando outras empresas e com isto aumentando exponencialmente sua experiência. Com isto em pouco tempo eles serão capazes de propor soluções que um profissional interno, por já ter se ambientado com a cultura da empresa ou por qualquer outra razão jamais perceberia.

Eu seria capaz de apostar “um dólar” que se você é empreendedor e sua empresa ainda é um pequeno ou médio negócio, você tem o “carinha que mexe no computador” e deixa sua equipe pendurada ao telefone consultando o suporte do fabricante de seu sistema para resolver as questões de processo ou adequações de sistemas não é? Se você pensa em melhorar a eficiência de seus negócios considere a contratação de uma empresa especialista em sistemas de informação. Ele pode ajudá-lo (e muito) a transformar suas operações melhores e sua empresa maior.

 

Autor: Mauro J. de Mendonça Jr.