Demissão

Sim! Os sinais de que o fim (do seu emprego) está próximo existem! Neste artigo trago 4 destes sinais e o que fazer à respeito ao identificá-lo. Já pensou que pode estar acontecendo com você neste instante? Então não perca estas dicas.

  • Você vê o anúncio da abertura de uma vaga com o mesmo cargo online: Acredite! Muitas vezes a empresa não está em expansão e anuncia uma vaga com o seu cargo. Este é o primeiro sinal de que algo está errado. Eu já testemunhei isto. Vi uma vaga anunciada para o cargo de um colega de trabalho. Tempos depois ele não fazia mais parte do quadro.
  • Seu chefe pede para você documentar todos os procedimentos que você atualmente executa: Esta aí mais uma dica importante. Quando seu superior pede para você escrever o que você faz existe uma grande possibilidade dele estar procurando alguém para substituir você.
  • Você começa a transferir suas tarefas para outras pessoas: “Só por precaução.” Esta é a frase que a maioria dos chefes utilizarão para dizer que você está prestes a ser substituído.
  • Você não é mais convidado para reuniões que costumava ser: Pronto! Está excluído. O primeiro passo de uma demissão acontece muito antes do “os seus serviços não são mais necessários”.

Percebi estes sinais, mas e agora? O que posso fazer à respeito? 

Antes de mais nada, solicite uma reunião com seu superior. Se ele perguntar qual é a pauta, responda que você está buscando orientações à respeito de alguns acontecimentos e que prefere que seja cara-a-cara. Você não precisa dar o tempo necessário para que seu chefe se prepare para a pauta. Assim você fica mais propenso a receber respostas mais expontâneas. Se você permitir que ele se prepare, muito provavelmente receberá respostas prontas e aprovadas pelo RH ao invés de ter uma conversa franca.

Na reunião: Comece dizendo que está percebendo sinais de que as pessoas normalmente associam a ser demitido e que você gostaria de esclarecimentos da parte dele. Depois disto fique em completo silêncio! Deixe que o silêncio seja sua arma. Se você for como eu, esta é a parte mais difícil. Mas vai valer a pena. É só ficar lá sentado e esperar pela resposta. Esteja preparado para uma das três possíveis respostas:

  1. Você realmente está sendo demitido. Se a empresa for séria (e seu chefe também), eles normalmente lhe darão um tempo para rever algumas posturas. Questione quais são os pontos essenciais do seu comportamento e rendimento que devem ser melhorados. Se a empresa possuir um processo de RH adequado, sugira que você faça parte de algum plano de melhoria de desempenho.
  2. Você não está sendo demitido. A empresa anunciou a abertura da vaga por reconhecerem que o trabalho é muito para uma única pessoa ou porque ouviu dizer que você está procurando emprego em outro lugar. Tenha em mente que o seu chefe pode ou não estar dizendo a verdade.
  3. Planejam uma promoção. A empresa pode ter dado os sinais porque planejam promover você e precisam que a pessoa quando chegar esteja alinhada com as tarefas que precisa executar. Mas isto poderia ser uma mentira? Sim, embora deslavada e que pode colocar o seu patrão em risco de ser processado dependendo da situação.

Não importa qual resposta receba. Tome algum tempo para continuar o diálogo. Tenha certeza de que suas respostas serão sinceras.  Se realmente a empresa vai demití-lo, não diga que vai por fogo no coreto! Este é o momento ideal para perguntar o seu chefe se ele será uma referência positiva ou não durante a procura de emprego. Também é um bom momento para lançar bases de negociações futuras para um possível pacote de demissional.

 

Já passei por estes sinais na própria pele. Percebi os sinais, conversei com o meu chefe e ele me respondeu que não estava planejando me demitir, embora os sinais pudessem se tornar sólidos caso a companhia não entregasse os resultados nos próximos 6 meses. Menos de sete dias depois estava voltando para a casa com uma caixa cheia de pertences e à procura de um novo lugar para trabalhar. Depois de muito tempo fui compreender que ele foi obrigado a fazê-lo. Então, não importa o que aconteça. Utilize este momento para refletir quais são seus próximos passos e siga-os com foco e disciplina.