Sistema de senhas de computador terá seu fim?

Senha

Senhas são um pesadelo. Sempre escolhemos algo fácil de lembrar o que é igualmente fácil de adivinhar pelos hackers.

E ainda assim nós esquecemos. E com frequência elas são furtadas e publicadas no mundo inteiro.

O relatório de mais de 1,2 bilhões de senhas de e-mail por hackers russos no início deste mês foi apenas a ponta do iceberg para o que pode ser considerada uma das maiores falhas de segurança e fez com que as pessoas começassem a pensar se o uso de senhas é realmente válido.

Quais são as alternativas?

Uma solução de baixo custo, de acordo com Dr. Ant Allan, um expert na área de segurança do centro de pesquisas do Gartner, pode ser biometria, uso de microfones, câmeras ou qualquer outro dispositivo o qual qualquer computador ou dispositivo móvel já vem equipado.

Um caminho simples para logar-se pode ser através de reconhecimento facial ou como o Dr chama de “autenticação por selfie” – entretanto isto requer que o usuário não faça nada à não ser olhar imóvel para a câmera. Além disto, ele argumenta que outro recurso pode ser a autenticação por voz.

Utilizando estes métodos de segurança combinados com informações contextuais, como dados do GPS (de um smartphone) ou simplesmente controle por horário. Se um usuário tenta autenticar-se em um horário incomum ou lugar, um tipo adicional de autenticação pode ser solicitado.

Mas o que de fato isto afeta nossas vidas? Ninguém em dias atuais imagina em voltarmos para a era do cadeado, onde as informações eram impressas e guardadas em locais seguros, imunes até à catástrofes naturais. Então, olhe em volta: – O que vemos são pessoas postando coisas nas redes sociais, enviando textos, trocando informações o tempo todo. Sem um método de autenticação seguro e eficiente, estas informações estariam disponíveis por qualquer um que delas queira se apoderar. Já imaginou relatórios de faturamento, fórmulas de produtos, informações sobre clientes e fornecedores fáceis de serem copiadas por aí? Então, se você pensou na sua data de nascimento, placas de carro ou mesmo senhas sequenciais ao ler este post, está na hora de repensar seus conceitos.

O mundo inteiro começa a se dar conta de que os métodos de autenticação podem não ser suficientes para impedir o vazamento de informações importantes, agora só falta você. Que tal trocar suas senhas hoje noite?

 

Adaptado do site da BBC.