Planejamento estratégico pessoal

Estrategia

Edit – Atenção! Se você chegou até aqui parabéns!!! Sugiro investir 3 a 5 minutos lendo as dicas. E se ao final precisar de ajuda para começar, escreva pra mim!

Olá! Então o final do ano se aproxima (ou não) e provavelmente você já começou a fazer o balanço das suas conquistas pessoais. E mais! Você começa a fazer planos para o ano que vem: – se você é uma pessoa mais preocupada com sua qualidade de vida vai começar a planejar alguma viagem, momento com os amigos e familiares, uma mudança de residência e etc. Se o seu caso é carreira vai planejar fazer uma faculdade, pós-graduação, trocar de emprego e encontrar meios de ganhar mais dinheiro. Está na hora de aprender como realizar seu planejamento estratégico pessoal.

A grande questão é que como a piadinha que eu vi outro dia na rede pode ser uma constante em determinadas épocas do ano: “para o ano que vem eu quero realizar tudo aquilo que prometi há dois anos atrás e não consegui realizar este ano” ou então “no mês que vem eu começo uma dieta”. Você sabia que pode utilizar das melhores práticas de gestão estratégica empresarial e criar um plano estratégico para sua vida? Planejar estrategicamente as ações de sua vida para obter resultado requer esforço, determinação e muita, mas muita disciplina. Está pronto? Então mãos à obra.

Crenças limitantes

A primeira premissa para toda pessoa que inicia um plano é abandonar crenças limitantes. Alguns exemplos de crenças limitantes que nos cercam no dia a dia são: – “não consigo emagrecer porque minha genética não permite”, “ganhar mais dinheiro é muito improvável”, “falar uma nova língua é muito difícil”, “não vou sair porque ninguém teria interesse em mim” e por aí vai.

Normalmente as crenças limitantes são originadas em nossa infância, onde a maior parte dos nossos valores são formados enquanto observamos o mundo à nossa volta. Uma das formas de abandonar uma crença limitante é fazer exatamente o que fazíamos quando criança e tirar uma nova conclusão. Eu por exemplo penso que se algo que busco já deu certo para alguém, pode dar certo para mim. Alguém ainda pode dizer que só porque deu certo para alguém não significa que dará para você. E esta afirmativa pode ser verdadeira. Aqui entra a visão positivista. Entenda que positivismo não é o mesmo que sonho ou imaginação. Observar sob o prisma positivista um fato tem o mesmo efeito que a observação negativa. O negativismo sempre o levará a estática enquanto o positivismo te leva ao movimento.

Criando departamentos vitais

O próximo passo é segmentar as áreas da sua vida. Como diria César, “dividir para conquistar”. Com as áreas da vida segmentadas, fica mais fácil estabelecer quais metas são importantes ou relevantes. Mas quantos e quais segmentos devo criar? Nos cursos e palestras sobre liderança os quais pude participar, uma forma interessante de segmentar as áreas da vida se dá em 4 grandes objetivos e em 12 segmentos:

  • Prosperidade –  O primeiro grande objetivo e está ligado à segmentos materiais
    • Saúde e imagem pessoal – aqui estarão suas metas ligadas ao corpo. Ex.: perder peso, mudar o corte de cabelo, deixar de fumar, correr uma maratona.
    • Trabalho – aqui você armazena as metas ligadas ao trabalho e carreira. Ex.: mudar de cargo, mudar de empresa, manter-se no cargo, diminuir a quantidade de horas trabalhadas.
    • Dinheiro e recursos materiais – estas devem estar relacionadas às finanças. Ex.: comprar um carro novo, diminuir gastos supérfluos, aumentar as fontes de renda.
  • Felicidade – Os segmentos deste grande objetivo está voltado ao indivíduo e seus relacionamentos.
    • Relacionamentos – preencha as metas relativas ao seu relacionamento íntimo e pessoal. Ex.: começar um namoro, terminar um namoro, conquistar a pessoa amada, melhorar um relacionamento existente.
    • Família e Lar – neste segmento você deve inserir metas voltadas ao relacionamento doméstico e familiar. Ex.: Visitar meus pais com maior frequência, realizar jantares para a família, fazer as pazes com meu irmão.
    • Amigos e vida social – assim como o anterior, apenas mude o contexto para seus amigos e vida social. Ex.: Rever meus amigos de infância, promover uma festa, marcar um encontro no teatro.
  • Cultura – Um grande objetivo relacionado ao aprendizado pessoal, formal ou não
    • Aprendizagem – metas relacionadas ao aprendizado de uma forma geral. Ex.: Falar inglês, conhecer a cultura indígena, estudar literatura albanesa.
    • Artes e Viagens – é neste segmento que você incluirá suas metas relativas a experiências artísticas e viagens. Ex: Visitar o museu de Inhotim, realizar o trajeto da estrada real.
    • Comunicação e Treinamento – metas como fazer a apresentação do meu projeto de fim de curso, iniciar uma pós-graduação devem estar neste segmento.
  • Autonomia – Este é o objetivo relacionado ao futuro, bem estar e contribuição para a sociedade.
    • Filantropia – registre aqui suas metas de doação em dinheiro ou tempo.
    • Busca e desenvolvimento espiritual – neste segmento suas metas voltadas as questões espirituais devem estar registradas. Ex.: Viver um período em acampamento budista, frequentar um templo ou igreja, viver uma experiência astral.
    • Ensinar e Legado Final – Talvez este seja o segmento mais amplo de todo o método. Mário Sérgio Cortella em seu livro “Qual é a tua obra?” nos faz refletir sobre o que afinal de contas estamos fazendo neste mundo, qual seria o seu objetivo de vida. Eu gosto muito de pensar na máxima: “Viva conforme a frase que estará escrita na sua lápide” embora possa soar como sombrio, pauto minhas ações pensando no meu grande objetivo de vida, minha real razão para estar aqui. Esta é uma questão bastante debatida e as pessoas tendem à acreditar que esta resposta virá dos céus. Mas já que a resposta não veio (ou veio), porque não criar uma pra você mesmo? O que você gostaria de ter deixado para a sociedade? Qual contribuição você deixou para o mundo, para seus amigos ou para seus filhos? Buscando as respostas conseguirá criar um plano. De qualquer maneira, se você ainda não pensou nisto, sugiro colocar como meta “encontrar o meu objetivo de vida” neste segmento.

Onde estou? 

Um passo importante é medir com notas entre 1 (menor) a 10 (maior) cada segmento citado acima. Pontue-se de maneira honesta. Ninguém precisa ver seu planejamento estratégico. Ele é para você e por você. Então não há motivos para mentir a si próprio concorda? Isto feito, você terá um “raio-X” da sua vida. É à partir daí que começará a definir suas metas. O gráfico abaixo exemplifica a situação atual e futura:

PEP_Grafico

 

Definindo as metas

Todas as metas devem ser factíveis e medidas. Troque as metas do tipo “ganhar mais dinheiro” para “ganhar 500 reais à mais por mês”. Se a meta for genérica, você não terá um número final e nem uma forma de medí-la. Comece pelo começo. À medida que as metas lhe vierem à cabeça, registre-as nos segmentos adequados. Coloque do seu lado a pontuação que fez na etapa anterior, isto ajudará você a refletir sobre quais aspectos da sua vida precisam de mais foco.

5W2H aditivado

5W2H é uma ferramenta utilizada pelas empresas para traçar um objetivo e entender as formas de atingí-lo. Basicamente ele é composto pelas perguntas:

What – O que será feito (sua meta)

Why – Por que será feito (justificativa)

Where – Onde será feito (local)

When – Quando será feito (tempo)

Who – Por quem ou com quem será feito (responsabilidade)

How – Como será feito (método)

How much – Quanto custará fazer (custo)

No planejamento estratégico pessoal o 5W2H ainda possui mais duas perguntas, o que eu batizei de “aditivo”. Estas perguntas servem para você compreender suas forças e fraquezas sem precisar fazer uma matriz SWOT pessoal. São elas:

O que me sabota? – o que faz com que você não alcance esta meta? parece uma pergunta simples, mas deverá ser respondida olhando para dentro e não ao redor. Exemplo: perder 15 kg de peso em 2015. O que me sabota? Minha compulsão por comida e não o McDonalds que fica do lado do escritório entendeu? A resposta deve estar relacionada ao seu comportamento, valores e crenças. A responsabilidade da sabotagem é exclusivamente sua.

Qual é o antídoto ou contra-medida? – Qual é a ação para impedir que você se sabote? Continuando o exemplo acima, pode ser almoçar no escritório e só depois sair para rua.

Executando o plano

Agora você já tem material suficiente para iniciar a execução do plano. Metas definidas, forças e fraquezas mapeadas, ações planejadas. Coloque tudo na agenda e comece. Volte ao plano pelo menos uma vez à cada 15 dias. Não é necessário mais que 20 minutos para realizar a avaliação. Lembre-se que seu tempo vale ouro. Foque-se no que é necessário e bom trabalho!

 

Precisa de ajuda? 

Se precisar de ajuda para elaborar seu planejamento estratégico, eu desenvolvi uma planilha no formato Excel com todas as orientações e cálculos. É só escrever um e-mail e solicitar e terei o maior prazer em lhe enviar. Ah! E se precisar de ainda mais ajuda para elaborar o plano, pode contar comigo. Escrever este artigo e ajudar quem quer chegar lá também é uma meta minha!