Networking – Você está fazendo isto errado!

Networking

Olá! Tema do artigo de hoje é networking. Antes de mais nada, o que significa networking?

Networking nada mais é do que sua rede de contatos. Seja ela de contatos pessoais ou profissionais. De certo você já deve ter lido dezenas de textos explicando como fazer networking profissional. Mas e o pessoal? Você acha este menos importante? Você acredita que fazer networking é tráfego de influência? Então você está fazendo isto errado.

Pesquisas apontam que ⅓ das recolocações são originadas em contatos pessoais. Os outros ⅔ ficam por conta de postagem de vagas em sites especializados ou da própria empresa, indicações de funcionários e promoções internas.

Mas porque eu devo conhecer mais pessoas?

A resposta é a mais simples: Porque vivemos em uma sociedade organizada. Em uma sociedade organizada, as pessoas devem necessariamente se relacionar entre si, seja para troca/compra de produtos/serviços ou apenas para trocarem conhecimento. Sim! Uma sociedade organizada troca experiências entre seus componentes e com isto elevam o nível de conhecimento.

Uma lixeira caída na rua e o início de uma boa conversa

Gostaria de contar um caso inusitado que aconteceu comigo hoje: – Ao chegar do trabalho vi a lixeira de um prédio vizinho ao meu quebrada e caída na rua. Estacionei e chamei meu filho para ajudar-me a passar o lixo que estava espalhado na rua para outra e tentar colocar a lixeira quebrada no lugar. Sem sucesso, interfonei para o  síndico do prédio que a lixeira tinha caído e juntos guardamos a lixeira quebrada na garagem.

Terminada a tarefa, ficamos na porta conversando um pouco e o que mais me espantou foi ele mora aqui há 7 anos e eu a 4 e nós nunca nos vimos antes. Claro que o assunto seguinte foi perguntar o que ele fazia. Aí sim veio-me o espanto! O cara é nada mais nada menos do que um desenvolvedor de games com muitos anos de experiência. Como as áreas são correlatas (na verdade eu invejo quem tem criatividade como a dele), trocamos algumas idéias sobre tecnologia nos dias atuais e principalmente tecnologia para games, área de atuação do meu vizinho.

Descobri então que ele não é um aventureiro e sim um desenvolvedor sério, que tem game publicado na AppStore e no GooglePlay. Raoni Dorim é CEO da MOPIX Games, uma produtora independente de jogos aqui no Brasil (mais precisamente, em frente do meu prédio). O jogo é para o público infantil ou para aqueles mais dedinhos nervosos, denominado no mundo dos games de “clicker” (onde o usuário e convidado a tocar na tela zilhões de vezes para ter alguma iteração com o game). Raoni tem grandes aspirações e pela avaliação que fiz do jogo, muito potencial e talento.

Em casa, comecei a refletir se as pessoas sequer conhecem seus vizinhos, o que fazem, seus valores e etc. Percebi que não e eu sou (ou melhor, era) uma destas pessoas.

Mas como começo o meu networking pessoal?

Não é necessário estragar a lixeira do seu vizinho para puxar assunto com ele. Comece mais devagar como por exemplo passar alguns minutos na porta de casa, faça exercícios nas proximidades, frequentar grupos de interesse comum (eu por exemplo sou membro de um clube de tiro e frequentador de charutarias) ou mesmo faça trabalho voluntário. Você verá que ao seu redor existem pessoas muito interessantes de se conhecer e principalmente de conviver.

 

Ah, antes de concluir, abaixo os links para download do jogo da MOPIX Games, produtora do Raoni Dorim.

Para usuário iOS, clique aqui

Para usuário Android, clique aqui

Divirtam-se!

MOPIX_PIRATE_CLICKERSimagem do site Mopix.com.br todos os direitos reservados