Migração de Sistemas Legados – Um parto à fórceps!

(imagem: extraída do site flashbak.com)

Olá! Trago neste artigo um assunto que sempre está na pauta das reuniões de planejamento: Migração de Sistemas Legado!

Antes porém, é importante conceituar o que é um sistema legado. E quais as razões para evoluí-lo ou não.

Conceito

A definição de sistema legado permeia vários fatores, portanto não há um consenso sobre o que realmente é um sistema legado. Todavia, no senso comum trata-se daquele sistema que foi desenvolvido internamente, em uma linguagem já quase extinta e em virtude da baixa oferta de mão de obra, possui impedimentos para ser evoluído. No jargão popular, sistema legado é o correspondente à sistema velho.

Olhando pelo retrovisor

A verdade é que se as companhias possuem sistemas velhos (ou ultrapassados) mas entendem que a mudança de tecnologia ou arquitetura não trará benefício algum há uma grande probabilidade da mesma estar certa. Ao observar o passado e o modelo de negócios da empresa, não há benefício em migrar um sistema se apenas a tecnologia ou arquitetura do mesmo for o ponto focal do projeto. É necessário um outro ponto de vista…

Foco no futuro

E este ponto de vista está em ver como o modelo de negócios da empresa vai evoluir e se esta evolução estará suportada no sistema atual ou se haverá necessidade de migração de sistemas. Aí é que começa o trabalho.

Parto à Fórceps

Mudar de um sistema de caixinha (ou sistema de mercado) já se torna uma tarefa bastante desgastante, imagine então a migração de sistemas legados: A cultura empresarial já está enraizada na utilização das rotinas, usuários sabem realizar suas tarefas até de olhos fechados e a primeira mudança a ser realizada será nestes processos! Em 100% das vezes as empresas possuem pelo menos um colaborador que acredita na frase “eu sempre fiz assim e não há razão para fazer diferente”. Este é o início do trabalho de parto!

O bom da história toda é que a migração de sistemas legados pode criar uma nova marca na empresa: A capacidade de mudanças. E para não cair no mesmo problema dentro de alguns anos, é necessário que as companhias ao realizarem estas mudanças contratem uma boa fábrica de software, com profissionais especializados no tripé Pessoas, Processos e Tecnologia. Nos últimos anos, apoiamos vários clientes na migração ou evolução de seus sistemas legados com excelente taxa de sucesso. Se este for o seu caso, sinta-se à vontade em discutir o assunto conosco.

Um grande abraço e até a próxima.