Inovação tecnológica – uma dica para o futuro da sua empresa

Olá! E o post de hoje vamos falar sobre inovação tecnológica. Muitas pessoas acreditam que inovação tem relação direta com a criatividade ou capacidade de ver as coisas de maneira diferente. E quando falamos de inovação tecnológica, a distância entre criatividade e visão ficam ainda maiores, afinal apenas aqueles que navegam nas águas profundas da tecnologia seriam capazes de indicar a melhor solução para sua empresa.

O que é inovação?

Segundo o dicionário, inovação é ato de criar algo novo. Do latim, innovatio se refere à uma ideia, método ou objeto que pouco se parece com os padrões anteriores. Então, inovar nada mais é do que resolver questões atuais de formas novas.

Exemplo de inovação tecnológica

A grande fábrica de caixas vazias:

Uma grande indústria estava passando por problemas na sua esteira de produção pois algumas embalagens estavam sendo fechadas sem nenhum conteúdo, ou seja, vazias. Contrataram vários consultores que avaliaram a possibilidade de implementar uma máquina da raio X com reconhecimento de imagem onde, após detectar que a embalagem estava vazia, seguiria para outra esteira.

O funcionário que trabalhava há anos na operação sugeriu para o gerente de engenharia que não investisse inicialmente no projeto milagroso dos gurus da tecnologia e que deixasse ele tentar resolver a questão em 24 horas.

Passadas 24 horas o gerente da engenharia viu que na esteira havia um grande ventilador, soprando lateralmente as caixas e quando uma caixa vazia passava pela esteira a mesma era soprada pra fora. Pronto, problema resolvido e milhões de dólares economizados em uma inovação tecnológica.

Escrevendo no espaço:

A NASA recebeu de seus astronautas uma mensagem de que como a gravidade não fazia a tinta descer para a ponta da caneta o processo de registrar os eventos era muito difícil. Imediatamente a NASA iniciou a pesquisa e desenvolvimento de um artefato (caneta) capaz de manter a pressão dentro de seus dutos de maneira tal a garantir tinta na ponta da caneta. Os russos passaram pela mesma questão alguns anos antes e resolveram utilizando um lápis. Simples não?

Porque precisamos inovar?

Nas corporações a necessidade de inovação surge em 2 vertentes básicas:

  • Redução de custos
  • Agregar valor aos produtos

Em ambos os casos, a inovação sugere a busca pela excelência, pelo fazer melhor à cada dia. Conheço casos de grandes empresas que a inovação ocorreu na simples troca de um sistema ERP de mercado pela construção de uma solução de software adaptada aos processos de negócio.

Conclusão

Como podemos ver no exemplo deste post, a inovação tecnológica requer a união de múltiplos conhecimentos (do negócio, processos, produto, recursos etc.) e criatividade para utilizar recursos existentes de formas diferentes. Inovação tecnológica não requer tecnologia de ponta e sim “criatividade de ponta”. E que inovação tecnológica sobretudo requer foco na solução e não no problema.