Fablets, Tablets e Smartphones – Entenda as diferenças

Fablets, Tablets e Smarphones

Olá! Este mini artigo é o primeiro da série “informatiquês” que pretendemos manter no blog. Trata-se de uma breve explicação de termos e jargões muito utilizados no setor de tecnologia da informação e que os usuários por muitas vezes se confundem. Também servirá como um “dicionário para leigos” evitando que você cometa o equivoco de comprar algo que na verdade nem conhecia. E para abrir a categoria escolhi os nomes mais badalados na era da computação móvel: Fablet, Tablet e Smartphone. Mas afinal de contas o que são os Tablets, Fablets e Smartphones?

Todos nomes estranhos (ou não) fazem referencias àqueles dispositivos de grande mobilidade, dotados de sistema operacional (Android, iOS, Windows Mobile, BlackBerry, Symbian OS, Firefox OS e até Ubuntu) com capacidade similar à de um computador pessoal e com recursos expansíveis através de instalação de novos softwares (ou Apps). Quais são as diferenças entre eles?

Tablet – Mais parecido com a antiga prancheta, possui os mesmos recursos que os demais, porém limitando-se apenas nos recursos computacionais, ou seja, não há a função telefone. Embora muitos acreditem que o sistema 3G/4G seja um sistema telefônico nativo, trata-se apenas de uma rede sem fios de longo alcance. Há aqueles que fizeram hacks (modificações – para simplificar) em Tablets de diversas marcas para habilitar a função telefone nos mesmos, porém os recursos de hardware podem limitá-lo à função. Embora alguns confundam iPad como um dispositivo diferente, ele é categorizado como um Tablet. Portanto quando alguém lhe disser que está na categoria de Tablets e iPads, pode corrigí-lo por estar cometendo neologismo. Alguns exemplos de Tablets populares no mercado: iPad, Galaxy Tab, Nexus, Kindle, G Pad, dentre outros.

Google Nexus 7 tablet

Google Nexus 7 – Exemplo de Tablet

 

Smartphone – Aparelho de telefone com funções similares aos de um computador de uso pessoal. Sim, aquele aparelho muito lento, que vive travando no Facebook, custa à enviar um email e gasta mais tempo para abrir o site do que você gastaria criando um também é um smartphone, embora convenhamos não é lá tão “smart” assim. Alguns exemplos de Smartphones: Moto X, Moto G, Samsung Galaxy (menores do que 7″), iPhone (exceto o 6 Plus), Lumia 920 e todos os outros aparelhos que parecem-se com um celular em tamanho e função, desde que tenham sistema operacional. 😉

iPhone 5S

iPhone 5S – Um smartphone bem “smart”

 

 

Fablet – Por fim um nome estranho. Em alguns lugares é conhecido como “Phablet”, é um termo recém criado para designar aqueles Smartphones que possuem tela de tamanho similar à de um Tablet. Entendeu? Phone + Tablet = Phablet. Sim, o termo é feio (eu acho) mas existe e tem sido amplamente utilizado por aqueles que comercializam, consertam ou mesmo escrevem blogs sobre o assunto. Aqui sempre surge a dúvida: – Qual aparelho pode ser considerado um “Phablet”? Seguem alguns exemplos de modelos específicos – iPhone 6S (embora a tela de 5,5″ seja “tímida”), Samsung Galaxy Note (todas as versões), LG G, Nokia Lumia 1520 e todos aqueles celulares que mais parecem um orelhão.

Lumia 1520 - Phablet

Nokia Lumia 1520 – Um Phablet no estilo “orelhão”