E agora José? Samsung Galaxy S5 ou Apple iPhone 6?

S5I6

Olá! Há muito tempo venho pensando em postar minhas opiniões sobre os smartphones mais adorados do mercado: De um lado os modelos “S” da Samsung e do outro as versões numéricas (ou não) da Apple, os iPhones. Embora não me sinta confortável em indicar uma marca ou outra (você verá nas conclusões) sinto o dever de contar o que eu realmente acho de cada um destes aparelhos que possuem mais poder computacional do que alguns modelos de naves espaciais, aviões e até computadores pessoais. Ao contrário do que muitos se propõem a idéia deste blog é iniciar os assuntos e não esgotá-los. Farei o comparativo em 2 momentos: um técnico e outro funcional.  Assim você poderá chegar as suas conclusões de maneira mais ampla.

Então vamos logo ao assunto:

  1. Roupagem de marketing: As gigantes possuem estratégias diferentes de divulgação de seus produtos. A Apple se limita à fazer algumas publicações, usar uma linguagem menos técnica e positiva, focar na excelência do produto. Já a Samsung possui um foco diferente – lotando os espaços de publicidade com o produto para que lembremos da marca o tempo todo. Ambas funcionam muito bem.
  2. Evoluções dos aparelhos: Não sei se é novidade para alguém, mas a espionagem industrial faz com que aparelhos tenham funções semelhantes em marcas diferentes. Não acredito que empresas tenham exatamente a mesma idéia e só implementem em tempos diferentes. Isso é resultado de espionagem industrial. Além de antiético, a espionagem industrial limita fabricantes à requisito de outros o que nos deixa sem muita opção. À exemplo disto, temos o S5 com “a mesma” carcaça do S4 e o iPhone 6 com um desenho diferente e tela maior, mas um conjunto de inovações tímido, perto de sua maior concorrente.
  3. Sistema Operacional e experiência do usuário: Este é o tópico mais importante deste post. Pois é nele que baseio todas as minhas opiniões sobre um aparelho ser melhor que outro. Para a maioria dos usuários esta é a parte que realmente aparece do aparelho. O smartphone da Samsung vem com o sistema operacional do Google na versão 4.4.1 instalado. Trata-se do famoso Android com modificações realizadas pela própria Samsung. O sistema operacional Android é ligeiramente menos usual que o sistema da sua concorrente Apple, o iOS 8. Porém, as modificações feitas pela Samsung tornam este sistema muito atraente para usuários menos experientes. Com funcionalidades extras como  S-Voice em português para comandos e ditados, Smart stay, Smart pause, Smart scroll, Air Gestores, Conta no DropBox 50GB, player de vídeos e músicas em variados formatos, Samsung Organizer, Editor de fotos de vídeos, visualizador de documentos (PDF e Office), Picasa, Google Talk, Voice memo e o poderoso teclado com o recurso swype. Isto tudo torna o razoavelmente confuso sistema Android em um conjunto de ferramentas, atalhos e recursos que o tornam bastante usuais. De forma acirrada, o smartphone da Apple vem instalado com o poderoso sistema operacional iOS na sua mais nova versão, a 8.0 contendo recursos como interconexão entre dispositivos do mesmo usuário (Handoff), que permite dar continuidade às tarefas iniciadas à partir de um dispositivo em outro, novos filtros no aplicativo de fotos, TimeLapse (longos vídeos passados em segundos), ApplePay – um recurso que permitirá usuários deste sistema realizarem pagamentos utilizando apenas o aparelho (similar ao Google Wallet), aplicativo de mensagens contendo envio de gravação de voz (exatamente igual ao Whatsapp), facilidade de acesso aos contatos favoritos, resposta à notificações na tela de outro aplicativo, Siri ainda mais poderosa (uma pena não funcionar em português) que responde à quase qualquer coisa você pode ordenar (ou não) ao aparelho inclusive sendo ativada quando o aparelho está na carga pelo comando “Hey Siri” (no mesmo modelo do “OK Google Now” no MotoX) além de novidades no aplicativo de e-mail, safari e muito mais. Acontece que mesmo assim, a Apple fez “mais do mesmo” deixando o sistema operacional sem muitas novidades “notáveis”. Dentre as funções mais novas, as mais importantes para o usuário final são:  integração entre dispositivos Apple, permitindo o usuário inclusive atender chamadas em diferentes dispositivos dentro da mesma rede Wi-fi, armazenamento de informações, fotos e contatos no iCloud de maneira mais eficiente. Portanto, ainda assim não há um conjunto de fatores que sejam contundentes para pender para um dos lados. O quesito usabilidade (ou para esclarecer – facilidade do uso) sempre foi um dos pontos fortes do iOS e na sua última versão o suporte a múltiplos gestos deixa isto ainda mais evidente e apenas por este motivo há uma pequena vantagem neste sistema.
  4. Hardware: Esta pode ser uma parte que um usuário convencional queira saltar a leitura. Mas sugiro que faça um esforço porque aqui, o dispositivo da Samsung dá um salto gigantesco na frente do iPhone 6. Para começar, o S5 vem equipado com um poderoso processador Quadcore de 2.5 Ghz, mais poderoso até que muitos computadores pessoais espalhados por aí. Já o iPhone 6 vem equipado com o processador A8 que vem sendo aperfeiçoado desde que a “maçã” excluiu a própria Samsung como fabricante de seus processadores. Segundo a Apple este processador é 50% mais rápido e 25% mais econômico (bateria) que o anterior. Porém, ele fica com tímidos 2 núcleos de 1,4Ghz porém com a arquitetura ARM, aquela que equipa a maioria dos vídeo games da atualidade. Além disto, existe o processador gráfico, aquele que faz seu telefone parecer mais rápido do que realmente é. É o processador gráfico o responsável pelos cálculos daquilo que será mostrado em seu aparelho. Nesta hora o telefone da Apple vence a dura competição. Em testes comparativos o processador gráfico da Apple mostrou-se mais esperto que o processador equipado no S5. Além destes quesitos, os itens de hardware que valem a pena ser destacados no S5 são seus múltiplos sensores (proximidade, barômetro, leitor de digitais e batimentos cardíacos) e a capacidade de resistir à água e poeira. Digamos que todos estes itens o que eu mais gosto é o fato de ser à prova d’água, pois assim acaba-se aquela história de “meu telefone estragou quando caiu no vaso sanitário”. Já o iPhone 6, vem com os mesmos equipamentos de seu predecessor contendo apenas o NFC (que já equipa os celulares da Samsung desde a primeira versão S).
  5. Quantidade de aplicativos: Se este artigo fosse publicado há 2 anos ou mais, o celular da Apple ofereceria recursos inimagináveis perto das primeiras versões de Android. Porém, com o desenvolvimento móvel sendo popularizado e com um processo de validação muito mais simples o ambiente operacional utilizado pela Samsung possui uma infinidade de aplicativos, capazes de tornar o aparelho ainda mais divertido.
  6. Segurança: É nesta hora que minha opinião muda drasticamente. O iOS é o sistema para dispositivos móveis mais seguro do mundo. E não, não estou falando que é inviolável. A grande questão é que mantendo seus aparelho sem as tais mudanças do tipo Jailbreak e/ou Root (Apple, Android respectivamente), o sistema da maçã é praticamente um cofre. A arquitetura das aplicações não permite acesso ao núcleo do sistema e portanto impede que sejam instalados recursos os quais o usuário não tenha ciência. Em várias entrevistas vejo os responsáveis pelo Android brincarem com o fato de seu sistema ser o mais invadido do mundo porque é o mais popular do planeta. Mas estou falando de usuários convencionais. Usuários convencionais muitas vezes não fazem idéia do que realmente estão instalando e qual comportamento esperar de um aplicativo. No Android, um banner de propaganda pode levá-lo à instalar um vírus sem que o usuário perceba. Já no sistema da Apple existe um sistema chamado Sandbox que não permite que o aplicativo saia da sua “caixa” de restrições.

Conclusão: Ambos aparelhos são o estado da arte em dispositivos móveis na data da publicação deste artigo. Tive a oportunidade de ver de perto os aparelhos e as versões disponíveis no mercado podem enganar seus usuários. No caso do S5, temos a versão mini que possui exatamente a metade dos recursos que a versão completa. E o iPhone 6 foi lançado em 2 versões – uma de 4,7″ e outra de 5,5″ com diferenças sutis nos recursos e hardware o que me faz acreditar em algo mais “justo” para um usuário que não entende bem do assunto. A Apple lançou um aparelho do tipo “mais do mesmo” e a Samsung tem trazido mais inovações à cada versão. Mas a grande verdade é que para a maioria das pessoas e principalmente nós, residentes no Brasil os recursos podem não funcionar adequadamente e até mesmo não funcionar. Outro detalhe é a real necessidade: você precisa de um aparelho que faça leituras de pressão atmosférica, monitor de batimentos cardíacos e resistência à água? Se sim, opte pelo Samsung. Agora se você curte facilidade de uso, interface gráfica impecável, simplicidade e segurança vá de iPhone. E a minha opinião? Se eu pudesse colocar o sistema operacional da Apple no Samsung, ficaria com o S5. Mas por hora estou esperando o meu iPhone 6 Plus chegar.