Dominar tecnicamente o assunto não é o bastante!

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Olá! Na semana anterior à este artigo vivenciei na prática uma cena típica dos filmes de terror do Hitcock: Entrei em uma clínica para fazer um exame de rotina e saí de lá correndo antes que a enfermeira e o médico me matassem. Esta é a razão para você ler este artigo até o fim.

Acontece que naquele fatídico dia, a enfermeira precisava fazer um acesso no meu braço e ela conseguiu além de errar 3 vezes, perfurar o nervo da minha mão. O que me fez interromper o procedimento e sair correndo. Mas o que de fato aconteceu? Será que ela não tinha capacitação e domínio técnico suficiente para fazer um procedimento tão comum? Claro que tinha! A questão é outra.

Os profissionais de saúde são os mais capacitados, treinados e preparados lidar com imprevistos que conheço. Um paciente pode chegar para entregar um exame e sofrer um parada cardíaca. E se a equipe não o atender em tempo hábil, ele morre. Mas quando é que isso falha?

Naquele dia entrou em jogo um outro fator: Liderança! O médico que acompanhava o procedimento estava claramente transtornado por causa do comportamento da enfermeira, fez críticas diretas à ela na minha frente e abalou toda estabilidade emocional que ela tinha. O médico, no papel de líder deveria ter resolvido o conflito ali mesmo, sem transparecer ao cliente (paciente) de que ele mesmo não estava seguro do que estava fazendo. O mesmo acontece com grandes times nos esportes, quando a torcida adversária começa a incentivar o outro time. Não há como ficar alheio aos fatores emocionais, portanto é possível reagir de maneira diferente do padrão.

Portanto, não basta dominar tecnicamente um assunto. Você deve dominar você! Sim, o primeiro passo para o profissional de sucesso é de fato saber o que fala. O outro é saber como reagir às situações cotidianas. Naquele episódio, a enfermeira não soube como lidar com um cartão amarelo do médico e ganhou um cartão vermelho do cliente.

E você? O que tem feito para reagir de maneira inteligente e sofisticada às pressões do mercado, do chefe, do cliente e da família? Está tranquilo porque possui cargo de liderança? Então, o que tem feito para ser um melhor comunicador, um modelo a ser seguido, um ídolo para seu pessoal?

Termino com uma frase de Peter Drucker: “As pessoas são contratadas pelas suas habilidades técnicas e demitidas por seus comportamentos”