Preciso de aplicativos multiplataforma?

CrossPlatform

Olá! Os desafios de nosso tempo estão cada vez mais complexos. Já imaginou que você precisaria saber o que é um aplicativo multiplataforma (ou cross platform – do inglês)? Exceto se você for um fanático por tecnologia e desenvolvimento de software (como eu), tenho quase plena convicção de que não sabe de que se trata. Neste artigo, além de explicar o conceito de aplicativos de multiplataforma, vou dar dicas para quem deseja se enveredar por este caminho com as mais recentes ferramentas do mercado.

O que é cross-plataform app?

Antes de mais nada, vamos definir o que é plataforma: – Em tecnologia da informação damos o nome de plataforma ao ambiente o qual aplicativos funcionam. Cometendo uma licença “tech-poética” restringiria em plataformas de software os ambientes embarcados (gerenciadores de impressão, programação de dispositivos pneumáticos e etc.), desktop (computadores e notebooks), web e mobile (tablets e smartphones). Some-se à isto as variações destes ambientes trazidas pelos sistemas operacionais, como Android e iOS, Windows e Linux e etc.

Um aplicativo multiplataforma precisa necessariamente funcionar parcial ou totalmente em mais de uma das plataformas acima citadas ou apenas trabalhar bem em uma das plataformas porém funcionando em variados sistemas operacionais.

Preciso de aplicativos multiplataforma?

A resposta é padrão: Talvez. Se você possui múltiplos dispositivos e quer levar produtividade à eles, complementando recursos de software + arquitetura customizada pode ser necessário investir em aplicativos que naveguem bem nestas áreas. Alguns exemplos de aplicativos cross-platform existentes: Evernote, AngryBirds, Level Money, Conta Azul, Gmail, Office Web Apps.

O mercado nacional hoje (03/11/2014) não oferece muitas opções de aplicativos multiplataforma. Isto se dá ao baixo investimento ou interesse das empresas no universo WEB e Móvel. Presos pela baixa produtividade dos sistemas atuais, ainda estamos evoluindo o que temos disponível e não buscando o novo. Embora eu considere um risco para os empresários não pensar soluções web e mobile,  o plataforma desktop ainda tem liderado a preferência de compra de software.

Lembra-se de quando saímos dos computadores das telas verdes e passamos para sistemas com janelinhas e controle por mouse? Demoraram algumas décadas para que a moda pegasse no Brasil – sim! décadas. Até hoje há quem tenha saudades dos sistemas DOS. Estamos passando pelo mesmo processo, só que agora tivemos dois passos de uma vez: web e mobile. O mercado no exterior já migrou boa parte de seus sistemas para este novo ambiente e nós ainda estamos sofrendo com máquinas grandes, pesadas e caras.

Não sei se preciso disto mas gostaria de conhecer mas gostaria de uma avaliação, o que faço? – Contrate uma consultoria em software voltada à negócios (A Jr Mendonça por exemplo 🙂 ). A consultoria será capaz de entender seus processos, seu momento empresarial, seus planos de crescimento, sua capacidade de inovação e avaliará se sua empresa está pronta para este passo. Uma dica de ouro que deixo aqui: – Não procure apenas a tendência deste mercado, mas a convergência dele.

 

Sou desenvolvedor e quero começar a desenvolver aplicativos multiplataforma, por onde começo?

Sendo o mais objetivo impossível: Do começo. Elabore seu projeto, avalie as perspectivas, defina interfaces e principalmente questione a funcionalidade e usabilidade. Além disto, considere o tempo de desenvolvimento: Projetos curtos, baixo investimento e funcionalidades básicas não precisam ser migradas de ambiente. Avaliou isto tudo e descobriu que seu aplicativo só será um sucesso se você disponibilizá-lo em várias plataformas? Então mãos à obra.

  • Desenvolvendo nativamente: – A opção mais clean, bonitinha, exemplar e mais cara no mercado! Lembre-se que para cada plataforma serão necessários fontes, profissionais e projetos diferentes. Se você quer desenvolver para cada uma das plataformas existentes, pense em uma arquitetura que suporte a maioria com um único código. Baixo custo de desenvolvimento, simplicidade de manutenção e agilidade na entrega.
  • Desenvolvimento multiplataforma: – Nem tudo é possível, mas muita coisa é adaptável. Combinação de HTML5, JSon, Bootstrap ajudam muito quando o assunto é aplicativo móvel/web. Ferramentas como Xamarin, PhoneGap, Qt, Adobe Air, Appcelerator (Titanium) e Sencha devem ser dominadas antes de começar o desenvolvimento em si. Cada uma destas ferramentas tem suas vantagens e desvantagens (será assunto para um post no futuro), requerem baixa curva de aprendizado porém muita manutenção. Comece por conhecer um pouco de cada uma.
  • Avaliação de possibilidades: – Sempre avalie e questione qual é a melhor saída para seu produto, para seu cliente e principalmente para o futuro.

Conclusão

Entender as tendências, tecnologias e principalmente o mercado onde seus negócios estão inseridos são passos essenciais para avaliação de utilização de aplicativos multiplataformas. Fale com pessoas, discuta suas idéias e planos, contrate profissionais e inove, na dose certa e no tamanho de seus desafios.