Doce ou travessura? Uma abordagem empresarial

Halloween

Olá! Em várias partes do mundo, hoje é o dia das bruxas (halloween). Então nada melhor do que um artigo relacionado ao assunto. Tradicionalmente, em países anglo-saxônicos, na noite de halloween as crianças saem pelas ruas vestidas de figuras obscuras batendo na porta de seus vizinhos e ao serem recebidos perguntam: “Doce ou travessura?” – então o vizinho decide se enche o cesto com alguns doces ou espera pela surpresa da travessura. Mas o que isto tem haver com negócios?

Podemos analisar o evento sob vários prismas e sob uma perspectiva empresarial entendo que seu bairro é o mercado, os vizinhos as empresas e as crianças os parceiros. Então quando um parceiro bate a sua porta e ele pede por uma contrapartida adequada, aquela que seja suficiente para suas necessidades mais essenciais, e você entrega os doces ou seja, o recurso.

Como funciona a dinâmica?

Sua empresa está bem estabelecida em um mercado que você conhece muito bem e tem ótimo relacionamento com seus parceiros. Seus concorrentes também navegam neste mesmo oceano e todos possuem uma participação importante para que o mercado se sustente. Acontece que um dia este parceiro bate a sua porta e te pede uma contrapartida diferente. Nesta hora você tem duas opções: Oferece a ele uma oportunidade de realizar algo mais, considerando sua condição e estrutura, ou simplesmente diz não e espera pela travessura.
Parcerias empresariais servem para que ambas empresas cresçam e se fortaleçam no mercado. Devem tratar de habilidades complementares (você apara a grama, as crianças colorem seu jardim e sua casa é valorizada porque está situada em um bairro tranquilo).

Quando grandes empresas precisam ampliar e profissionalizar seus negócios, lançam mão de parcerias com empresas especialistas em assuntos segmentados. Isto as torna melhores e mais eficientes. Com mais recursos, a empresa especialista consegue ampliar seus resultados e em contrapartida oferece aos clientes da empresa parceira uma experiência melhor do que ocorrida em momentos anteriores.

“Prefiro travessura”

Algumas empresas arriscam-se em estabelecer parcerias com uma contrapartida pouco sólida, onde fatores como confiança, remuneração e oportunidade sempre estão sendo questionados. É nesta hora que seu parceiro entende a frase: “Prefiro travessura” – e as crianças vão encher sua casa de tinta, bombinhas ou libertar as figuras mais exóticas do mundo do terror: bruxas, lobisomens e vampiros. No dia seguinte, o mercado inteiro saberá que você não tratou bem seus parceiros, sua casa está manchada e as crianças brincam na casa ao lado. Também significa que sua casa, por vezes reconhecida pela vizinhança receberá a imagem de fria e solitária. É um risco que nenhuma companhia deveria correr.

Harmonia e diversão

Quando as operações demandam a criação de planos de parceria é imprescindível tratá-la com bastante seriedade e harmonia. Os parceiros de negócio devem estar alinhados com o planejamento estratégico e devem lutar pelos resultados como se só dependessem deles (porque na verdade dependem). É claro que para isto tudo acontecer deve-se ter em mente que contrapartida, confiança e apoio mútuo são os pilares que sustentam a relação.

Conclusão

O dia das bruxas pode passar de ameaça à diversão, desde que você tenha se preparado e a parceria adequada para o momento! Um ótimo final de semana.