5 dicas para equilibrar a vida profissional e pessoal

work-life-balance

Olá! Você tem dificuldades de conciliar a vida profissional e pessoal? Seus amigos ficam lhe chamando de “tratante”, “estrelinha”, “cabeça de bacalhau”? Se você tem achado mais desafiador do que nunca equilibrar as demandas do trabalho e o resto da sua vida, não se sinta sozinho.

“Muitas pessoas estão passando por dificuldades em encontrar equilíbrio nas suas vidas porque estão passando por cortes e demissões nos lugares onde trabalham. Elas têm medo de que isto ocorra com elas e então trabalham ainda mais” – esta frase foi extraída do livro do PhD em Psicologia Dr. Robert Brooks, co-autor do livro “O poder da resiliência: Encontrando equilíbrio, confiança e força pessoal em sua vida” (em tradução livre).

“Mas mesmo que você não tenha muito controle da quantidade de horas trabalha você pode se perguntar: De que outras maneiras estou trazendo maior prazer em minha vida?” – Dr. Robert responde: “Concentre seu tempo e atenção em coisas que pode controlar”

Aqui estão 5 dicas para trazer mais equilíbrio à sua rotina diária.

1. Reserve tempo para o ócio em sua agenda. 

Quando estiver planejando sua semana, crie um espaço na sua agenda para família e amigos além de atividades que o ajudam a recarregar as baterias.

Se um encontro à noite com sua esposa ou um jogo de futebol com os amigos está no seu calendário, você automaticamente fará um esforço para cumprir sua agenda, inclusive trabalhando de maneira mais eficiente para conseguir a liberdade do horário. E logo depois do evento ocorrer, já programe o próximo.

Eu tenho amigos que acordam 3 horas antes do horário de ir para o trabalho para correr e passar algum tempo com sua família.

2. Elimine atividades que consomem seu tempo ou energia. 

Muitas pessoas perdem tempo com atividades ou pessoas que não acrescentam nada – por exemplo, gastar muito tempo dando atenção às fofocas dos colegas de trabalho. Um conselho: Faça um balanço das atividades que não melhoram sua carreira ou sua vida pessoal e minimize o tempo que você gasta com isto.

Você pode até ser capaz de sair mais cedo do trabalho se fizer um esforço consciente para limitar o seu gasto de tempo na internet e redes sociais, fazendo ligações pessoais ou vendo seu saldo bancário. Muitas vezes somos sugados por hábitos que nos deixam menos eficientes sem mesmo perceber isto.

3. Repense suas obrigações

Considere que você pode “terceirizar” o tempo perdido com tarefas domésticas ou outra obrigações. Você pode fazer compras online e tê-las entregues em casa? Pode contratar um menino do seu bairro pra cortar a grama ou levar o cachorro pra passear? Sua lavadeira/passadeira consegue buscar e entregar em casa ou no escritório? Você pode evitar as filas dos correios? Mesmo que seu orçamento seja apertado, você talvez que o tempo economizado possa valer a pena. Outra sugestão é trocar serviços entre amigos. Ofereça-se para tarefas que gosta de fazer ou está planejando fazer de qualquer forma em troca de serviços e tarefas que eles possam fazer por você.

4. Mexa-se

É difícil separar um tempo para os exercícios quando você já lotou sua agenda, mas isto pode ajudá-lo a ser mais produtivo aumentando seu nível de energia e capacidade de concentração.

Estudos recentes demonstram que exercícios físicos podem deixá-lo mais alerta. Observe que muitos executivos incluem nos seus afazeres diários um tempo para os exercícios. Além de produção de vários hormônios, ajuda a controlar o peso e as taxas.

5. Lembre-se que um pouco de relaxamento pode levá-lo longe.

Não acredite que você precisa de grandes mudanças para ter mais equilíbrio em sua vida. O Dr. Robert recomenda que você defina metas realistas, como por exemplo deixar o escritório mais cedo 1 noite por semana.

Aos poucos, vá criando atividades em sua agenda que são importantes para você. Talvez você pode começar gastando uma hora por semana em seu hobby predileto, ou planejando um feriado com sua esposa uma vez por ano.

Mesmo durante os dias mais duros, você pode tomar 15 minutos para fazer algo que recarregue suas baterias. Tomar um banho, ler uma história inútil, sair para caminhar ou ouvir música. Você deve reservar um pouco de tempo para fazer coisas que iniciam sua alegria.