Olá! Estou sempre preocupado com o assunto comportamento X trabalho. E pelo visto todo mundo tem se interessado no assunto. Este é o caso de Kathy Caprino, consultora e coach empresarial. Segundo ela, existem 5 modos que os profissionais nunca devem se comportar no ambiente de trabalho.
São eles:
- Falar, comportar-se ou sair agressivamente: – A maioria das pessoas passa a maior parte do tempo no trabalho e é natural experimentarmos uma vasta gama de emoções enquanto estamos dedicados às tarefas cotidianas. Nós sempre valorizamos as relações de trabalho acontecerem da maneira mais humana possível, com transparência, honestidade e autenticidade. Isto dito, é inevitável presenciar cenas de perda de controle das emoções e pessoas agirem de maneira impulsiva.
- Esfaquear seus colegas pelas costas: – Fico surpreendido em quantas pessoas se sentem inevitavelmente confortáveis em ridicularizar, depreciar e denegrir a imagem de seus colegas de trabalho e até amigos pessoais. Por vezes ao agirmos desta forma podemos nos sentir mal ou menos profissionais. Eu aprendi (após sessões com o meu coach) que isto é chamado de triangulação – falar com um terceiro sobre alguma coisa que nos deixa ansiosos ou tristes ao invés de lidar com a questão. Porque fazemos isto? Porque não temos coragem ou atitude suficiente para resolver a questão ou simplesmente porque não sentimos que vamos resolver a questão se lidarmos com ela. Isto acaba por aliviar nossa tensão em relação ao problema sem necessariamente resolvê-lo. Mas porque este questionamento veio justo neste item? Porque quando não somos “capazes” de resolver a questão, acabamos por atacar pessoas e fatos que nos “impedem” de realizar. Devemos tomar cuidado, porque este ato pode ferir as pessoas e quando isto acontece é certo que esta atitude se voltará contra você.
- Mentir: – A maior prerrogativa de mentirmos é a percepção de que a verdade pode nos prejudicar de alguma forma ou quando evitamos enfrentar as consequências da verdade. Existe uma dupla consequência na mentira: 1) Quando você assume que não é capaz de encarar a realidade dos fatos ou lidar com as consequências você acaba de se limitar – você cresce com menos poder, capacidade, força, respeito e autoconfiança e 2) toda mentira precisa ser perpetuada, o que vai drenar sua energia vital e com isto sua produtividade e o melhor de seu pontencial.
- Fazer papel de vítima: – Todo mundo acha a hiena do desenho divertida, porque quando ela começa a incomodar você troca de canal certo? Fazer-se de vítima pode contaminar o ambiente de trabalho e fazer com que os seus líderes também se desanimem. Já imaginou quando ele descobrir que a fonte do desânimo dele é você? Ninguém gosta de pessoas que buscam culpas ou fatos externos nas falhas. A melhor saída é tomar as rédeas de si mesmo e assumir a situação. Ninguém acerta o tempo todo, sentir-se culpado e não grato pelo aprendizado é arriscado.
- Fechar as portas: – Literalmente o que mais tenho aprendido no mundo dos negócios é que o o êxito tem haver com os relacionamentos. É sobre quem você realmente conhece e como eles se sentem e pensam à seu respeito (e como você os faz sentir). Não estou dizendo que outros talentos e habilidades não são importantes. Claro que são! Estou dizendo que é mais difícil obter sucesso sem ter apoio de ninguém. Lembre-se de as pessoas com quem convive (ou conviveu) são formadores de opinião, pessoas que se reportaram à você (ou você à elas), que dividiram a mesa do cafezinho, compartilharam momentos e emoções com você. Todo e qualquer relacionamento deve ser considerado vitalmente importante para você e seu futuro portanto, trate-os com atenção. Evite pessoas que você não gosta ou não confia mas não feche as portas. Após alguns anos no mercado eu vi que as centenas de pessoas com quem interagimos diariamente podem se tornar nossos maiores aliados, “advogados” e fans.
Todos os dias passamos por situações que nos levam a comportar das maneiras acima, mas devemos ter em mente que devemos analisar cada uma de nossas ações. Somos humanos portanto erramos no lidar com as pessoas e como seres que aprendem, devemos trabalhar para sermos melhores.
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