Olá! Se você chegou até aqui, provavelmente deseja ter ou já tem um aplicativo publicado nas lojas do Google e da Apple.
O post de hoje trata de uma análise muito importante para quem quer ter seu próprio aplicativo e tem orçamento restrito. Vamos falar sobre os custos da publicação de um App nas lojas do Google e da Apple.
Para a maioria das pessoas que quer construir um aplicativo, nem passa pela cabeça considerar não realizar a publicação de seu projeto nas lojas. Mas será que isso é realmente necessário?
A resposta é: Depende.
Isto porque vai depender do seu investimento, do seu público, do país que você quer lançar e vários outros fatores. O objetivo deste artigo é trazer um pouco mais de luz neste complexo (e maravilhoso) mundo da engenharia de software.
Conta de desenvolvedor
Enquanto o Google solicita de seus desenvolvedores uma taxa única de adesão de $25 (vinte cinco dólares e como o câmbio no Brasil é muito flutuante, vou deixar pra você fazer a matemática ok?), a Apple exige de seus desenvolvedores entre $99 e $250 por ano. Ou seja, se quiser manter seu App vivo na loja da “Maçã”, você precisa pagar anualmente.
Equipamentos para desenvolvimento
O Google disponibiliza suas ferramentas de desenvolvimento em qualquer sistema operacional, onde o desenvolvedor escolhe aquela que lhe convir. Já a Apple por sua vez, exige de seus desenvolvedores que tenham pelo menos um Macbook (com o sistema operacional MacOS) e um iPhone para publicação de aplicativos em sua loja. Note que muitos desenvolvedores escolhem linguagens de programação Híbridas ou CrossPlatform (suportam um mesmo código gerar aplicativos para iOs e Android) e acabam desenvolvendo suas soluções em outros dispositivos, mas na hora de publicar não adianta: Sem um Mac e um iPhone – sem App!
E sabe quanto custa adquirir estes equipamentos?
Considerando que os computadores dos desenvolvedores exigem uma performance diferente de um computador comum, o investimento em equipamentos Apple para começar a programar para sua plataforma na data que escrevo este artigo, superam os R$25.000,00 (sem Apple Watch) e mais de R$30.000,00 (com Apple Watch).
E lembre-se, não existe almoço grátis! Quem paga este investimento todo precisa repassá-lo no custo para seu cliente final.
Políticas de publicação de App
Outra grande diferença e que acaba impactando no investimento de um projeto mobile é a adequação às políticas de ambas as lojas. Em 2009, uma empresa de desenvolvimento lançou um aplicativo na Loja da Apple chamado I’m rich! (Eu sou rico!) e custava $999. O aplicativo não fazia nada, apenas apresentava uma tela com a imagem de uma pedra preciosa. De lá pra cá, a Apple criou um conjunto de políticas que envolvem muitos fatores, desde privacidade e segurança até boas práticas de construção de interfaces. A Apple pode chegar ao absurdo de rejeitar seu aplicativo porque simplesmente eles não o acharam útil e forçá-lo a mudar muitas das funcionalidades só para estar presente na loja. Se ainda duvida, clica aqui que te mando pro site da Apple com todas as regras.
Já o Google, você publica seu aplicativo e em até 48 horas está pronto!
Em 2010 eu tentei publicar um aplicativo para educar as pessoas a beberem água. O aplicativo só precisava ser instalado e aberto na tela do usuário que começaria a lembrá-lo das horas que ele deveria beber água. A Apple rejeitou pois parecia que o App não tinha nenhuma funcionalidade! Para que ele fosse aceito eu teria de fazer dezenas de mudanças e implementações que feriam a proposta do software e portanto desisti.
Participação no Mercado
Por último mas não menos importante o que eu sempre recomendo aqueles que desejam investir em um projeto de software que possuem orçamento limitado é observar se sua proposta de valor tem como alvo usuários da Apple. Na data de hoje, segundo o site StatCounter (link aqui) o número de usuários Android no Brasil é 6X maior que os da maçã. A conta é simples: ~85% de usuários Android x ~15% do iOS. Agora se você deseja publicar este aplicativo para usuários dos EUA
Conclusão
Desenvolvemos aplicativos para ambas plataforma há quase 10 anos e as políticas da Apple tem se mostrado cada vez mais desafiadoras. Muitas vezes, a Apple irá rejeitar seu aplicativo mesmo a legislação Brasileira permitir aquela prática.
Em termos de investimento, quando alguém fala que precisará publicar em ambas as lojas o custo sobe pelo menos 30%.
Caso ainda está na dúvida se deve publicar seu App para iOS, procure um especialista neste mercado e se consulte com ele. A Jr Mendonça conta com consultores especializados em mercado de aplicativos e podem te orientar.
Até a próxima!