Olá! Hoje vou falar de um assunto que vem rondando as redes sociais! A máquina de curtidas no Facebook.
Na realidade, vou falar de duas coisas neste mini artigo: Qual a real razão de existir o recurso “curtir” no Facebook e como alguns oportunistas estão usando uma técnica de engenharia social. Leia com atenção porque você pode estar sendo vítima de fraude.
Vamos começar:
1. O que o Facebook faz com a minha curtida? Esta é uma resposta bem longa, mas vou tentar simplicar com uma frase: “Para saber de que você gosta e direcionar anúncios correlatos para sua timeline”. Parece óbvio certo? Mas não é tão simples. Já percebeu que quando você tem curtido mais algum determinado assunto, mais anúncios relacionados àquele assunto aparecem? E quando aparece algo na sua página que não tem nada haver com você? É que os donos das campanhas erraram o público alvo. Para se ter uma idéia é possível, pelas ferramentas do Facebook determinar que o público desejado são mulheres, entre idade de 21 a 35 anos, que morem em uma determinada região e que gostem de produtos de beleza e animais. Isto só acontece porque os usuários da rede curtem coisas.
2. Existe além de tudo aqueles que conseguem criar uma máquina de curtidas sem gastar um tostão! Estes são os oportunistas que utilizam de uma técnica fraudulenta para gerar curtidas em suas páginas. Já viu aquela promoção “Quer ganhar o produto X, para tal basta curtir nossa página, curtir esta postagem, compartilhar e informar a cor”? É uma promoção falsa! Comecei a analisar este tipo de anúncio durante alguns meses e percebi que a página do “produto” não era oficial e também depois de um determinado número de curtidas virava o nome de uma empresa “real” com milhares de curtidas, dando assim credibilidade para o que esta suposta empresa bem entendesse. Sabe como funciona? Você vê o anúncio dizendo que vão sortear o bem “XPTO” e segue os passos: “curtir o anúncio e a página, compartilhar e comentar a cor” assim milhares de pessoas o fazem. No final, com a quantidade de curtidas que o autor tiver, basta trocar o nome da página da promoção para o nome de uma empresa e apagar todas as postagens anteriores. Pronto! Você contribuiu para alguém ganhar dinheiro e produto ganhado mesmo que é bom nada!
Fiquem espertos. Aprendi que assim como nas empresas, nas redes sociais temos uma amostra de todos os tipos de pessoas da sociedade. Não dá para confiar em tudo o que você lê, mesmo vindo de alguém de confiança.
Um grande abraço e até a próxima.
PS: Se você encontrar algum erro neste artigo, comente, curta nossa página e compartilhe! 🙂