Mas afinal, o que é o Big Data?

O que é o Big Data?Olá! Grandes massas de dados, interconexão entre perfis de redes sociais, listas de e-mails, cookies, atividades de GPS… mas afinal, o que é o Big Data? Vamos aos conceitos iniciais e depois explorarei um pouco do potencial desta tecnologia.

Conceito

Big Data, ou megadados (em português) é uma referência à um repositório de grandes volumes de dados acessíveis em velocidades cada vez maiores. Estima-se que no ano de 2015, a quantidade de informações geradas através de múltiplos meios superará 8 zettabytes (aproximadamente 953.674.316.406.250 de megabytes ou pra facilitar ainda mais, 8 trilhões de gigabytes). O conceito Big Data foi lançado pela IBM na última década para separar um outro velho conhecido da era digital, o Data WareHouse: Que nada mais é do que um grande “armazém de dados” onde as informações estão integradas em relação à assunto e atomicidade (uma conjunto de informações contém uma variedade atômica de dados), não voláteis e que mudam com o tempo e destinados ao auxílio das tomadas de decisão no mundo dos negócios. Já o Big Data pode conter conjuntos de informações relacionadas ou não, com mesmo assunto ou assuntos distintos, localizadas em um Data Warehouse ou na Nuvem e sem a preocupação de fazer sentido. Grandes volumes de dados reunidos onde mais tarde os analistas, engenheiros de software ou mesmo administradores possam estabelecer uma relação entre eles.

Surgimento na mídia

O Big Data teve a primeira aparição de maneira melhor explicada no filme Moneyball (O homem que mudou o jogo) onde o gerente do time de beisebol utiliza os recursos do Big Data para criar um time de elite com recursos financeiros escassos.

Onde utilizar o Big Data

Se o Big Data é um conjunto desestruturado de informações, como posso tirar proveito destes dados, convertê-los em informações relevantes para o meu dia a dia ou empresa?

  • Imagine que você pudesse sair de casa pelas manhãs, definir o ponto de destino e fugir das vias mais congestionadas?
  • Imagine que você pudesse descobrir onde no centro da sua cidade possui uma vaga de estacionamento livre?
  • Imagine poder conhecer as combinações dos produtos comprados no seu supermercado e depois com isto poder dispô-los de maneiras mais fáceis de serem encontradas ou entre produtos de menor saída para estimular o consumo?
  • Imagine poder localizar milhares de pessoas em poucos segundos e compreender onde estão mais agrupadas e ainda separar por classe social, cor, religião?
  • Imagine combinar informações para saber se aquela pessoa tem o perfil adequado para trabalhar com você?
  • Imagine poder acompanhar as entregas em tempo real dos insumos que estão no armazém de seus fornecedores e prever com grande precisão o momento o qual eles estarão disponíveis na sua linha de produção?
  • Imagine poder ter acesso aos assuntos mais falados em determinados grupos de pessoas, identificando padrões de comportamento?

Agora pare de imaginar. Todos os casos acima já existem e estão sendo utilizados ao redor do mundo neste exato instante! Não há limites para o cruzamento das informações e muito menos os modelos “matemáticos” à partir de cada conjunto de dados. Portanto, não bastará apenas domínio da tecnologia e sim domínio das “entranhas” de cada um dos tipos de negócio.

Um caso real

Na semana passada precisei localizar um indivíduo, porém não tinha sequer o nome dela. Era tarde da noite e na manhã seguinte a pessoa recebeu uma ligação minha. E para isto foi necessário apenas o uso combinado de alguns sistemas de informação.

 O verdadeiro Big Brother

Entretanto a massificação de dados enfrenta alguns obstáculos. Assunto como privacidade é o principal deles. Afinal é possível identificar especificamente o indivíduo através de técnicas Big Data. Se um simples mecanismo de links patrocinados já soa como invasivo, o mundo e a legislação não estão preparados para para as possibilidades do Big Data.

Conclusão

A utilização inteligente desta tecnologia entretanto não está limitada aos dados de redes sociais, perfis online, histórico de compras. Aqueles que souberem combinar melhor os dados e extrair deles informações mais precisas e inovadoras têm sucesso garantido.