Olá! Todas as vezes que vou pagar com cartão recebo a pergunta de volta: “Crédito ou Débito?” – daí gasto mais um tempinho pra responder e pimba! Em alguns segundos digito minha senha e recebo aquele papelete que ninguém gosta de receber.
De tanto ser perguntado pela mesma coisa e sempre observando a perspectiva produtividade comecei a pensar: – “Quanto tempo é perdido só com a perguntinha básica de crédito ou débito?”
Fazendo as contas
Acompanhe comigo: Cronometre você perguntando “Crédito ou débito senhor?” – digamos que você tenha gasto cerca de 2 segundos. Então, pergunte ao garçom de qualquer lugar (movimentado) quantas operações de cartão de crédito ele registra por dia – em uma pesquisa que eu fiz, eles fazem em média 300 vendas no cartão. Os garçons me disseram que em cada venda normalmente duas pessoas pagam a conta, ou seja, são 600 operações com a pergunta “crédito ou débito?” por dia.
Agora vem a parte fácil: 600 operações X 2 segundos perguntando “crédito ou débito” X 30 dias do mês = 36.000 segundos, ou seja, o equivalente à 10 horas de trabalho apenas perguntando: “Crédito ou débito?”
Conclusão
Parece exagero, mas produtividade é um assunto muito sério. Quando contratar uma empresa que lhe oferta ferramentas que suportam suas operações e processos, o fator produtividade deve ser sempre observado. O processo de aquisição destas ferramentas deve ser observado sempre sob a perspectiva “processos, operações, pessoas e cultura organizacional”.
Agora imagine o seu dia a dia? Quantas micro-tarefas são desempenhadas por você todos os dias que ao serem somadas totalizam uma boa parte do seu tempo? E se você tivesse 10 horas a mais no mês para ler aquele livro, ver um filme no cinema, estar com alguém que ama ou mesmo redigir aquele relatório que estava atrasado? Porque não começar a pensar produtividade de uma maneira mais inteligente?