“Se a Apple quer criar um novo e amplo mercado diferenciado na categoria dos relógios inteligentes, precisarão criar uma demanda em massa para seu novo produto. Quais são as 3 principais características que definirão o futuro do Apple Watch? Um deles é permitir o desenvolvimento baseado no dispositivo e criar a demanda por este tipo de gadget.”
“Nós acreditamos que este produto irá redefinir o que as pessoas esperam desta categoria. … É um novo capítulo na história da Apple.” – com estas palavras, Tim Cook – deixou claro que o Apple Watch é mais do que um excelente produto. Assim como o iPod, iPhone e o iPad antes dele, o Apple Watch pretende mudar o futuro dos wearables (dispositivos computacionais vestíveis, como neste caso, um relógio) e criar uma nova realidade de mercado.
Conforme foi apresentado, o Apple Watch versão 1 é um relógio muito bem desenhado, o estado da arte da engenharia mas a competição será dura. Uma vez que moda é uma questão de auto-expressão em si, por definição, não haverá um único ganhador.
Se a Apple deseja criar algo maior do que acessórios da moda, seu relógio precisa ser uma ferramenta bastante funcional. E se é uma ferramenta, a Apple precisará responder uma pergunta fundamental: Para que serve um relógio inteligente?
Se a Apple deseja criar uma nova tendência neste mercado, eles precisam transformar seu produto em algo além de um relógio com notificações e sensores. Algo que permita as pessoas fazer coisas que não eram possíveis ser feitas antes. Como a Apple pode fazer isso? Seguindo o mesmo caminho trilhado na concepção do iPhone e do iPad: Apostar no poder inovador sem limites dos seus co-criadores para descobrir novas formas de uso e possibilidades nunca antes imaginadas.
As características mais importantes do Apple Watch à partir de então serão as de permitir que desenvolvedores criem aplicativos na plataforma do produto e criar a verdadeira demanda pelos relógios inteligentes. Mas quais características seriam estas?
WatchKit
Uma maneira fácil de expandir as funções do relógio é o WatchKit SDK, que permitirá que desenvolvedores criem aplicativos para o relógio. Os desenvolvedores têm demonstrado bastante interesse no desenvolvimento de aplicações para este tipo de dispositivo e em outras plataformas já existes mais de 20.000 desenvolvedores além de milhares de aplicativos.
HealthKit
O Apple Watch focou-se bastante em sensores para exercícios físicos e saúde. No evento de lançamento, a empresa dedicou uma sessão inteira sobre este assunto. Tim Cook: “Esta é uma área muito importante pra mim e muito importante para a Apple.”
Mas um pequeno conjunto de sensores e aplicativos não faz a plataforma. O verdadeiro potencial está no HealthKit SDK, que foi lançado pela Apple no evento WWDC. Enquanto isto não é um recurso propriamente dito, é o SDK que poderá levar as funcionalidades de uma nova forma de coletar e monitorar dados de atividades físicas e saúde. Seria esta categoria que a Apple pretende redefinir? A de saúde e bem estar e não da do relógio em si?
Certamente outras várias empresas já perceberam esta oportunidade. Entre elas, Google (Google Fit), Validic, Samsung (SAMI), Human API e mais recentemente a Jawbone (Jawbone UP API) tem se mostrado bastante atraídas por esta tendência.
Identificação (virtual e real)
Assim como a pulseira Nymi, o Apple Watch possui toda a tecnologia para identificá-lo. A Apple já demonstrou como a identidade digital combinada com o seu relógio inteligente pode ser utilizada para fazer pagamentos e até abrir portas de hotel. Entretanto, as possibilidades são muito maiores. Identificação biométrica pode dar fim à autenticação por senhas entre outras formas de autenticação. Seria este um outro tipo de categoria de produtos à ser absorvido pelo universo iOS?
Identificação digital tem sido foco de discussão em vários fóruns mundiais, inclusive entre empresas líderes, como Google, Facebook, Twitter, LinkedIn e Salesforce. Eles têm trabalhado pesado para manter informações sobre seus usuários e criar uma “persona online” nas suas plataformas. Para Apple, a importância da identidade também é evidente dado o aprofundamento na integração entre dispositivos e a introdução de leitores de digitais em todos os seus telefones.
Foco no usuário
Para que um smart watch é necessário? Além da moda e auto-expressão (porque não status?), uma nova forma de monitoramento das funções biológicas de seus usuários e processos de identificação são os primeiros candidatos à títulos de casos de uso matadores. A maçã tem se dirigido na direção da sua receita mais essencial no processo de lançamento de novos ecossistemas digitais: Foco no usuário. A Apple começa lançando um bem desenhado dispositivo para os fãs mais exigentes com muito valor agregado por padrão. Uma vez que há massa crítica de usuários, a Apple começa a conectá-los com desenvolvedores, que são os responsáveis por criar a verdadeira demanda em massa para o produto.
Isto levará uma ingênua comunidade de desenvolvedores à explorar todas as possibilidades e criar um relógio sensacional. E a Apple sabe disso muito bem.
Extraído do site: Developer Economics.